sábado, 17 de abril de 2010

Analise Texto PIAGET

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS- NTE – CONCÓRDIA EIXO 1 – PROJETOS
CURSISTA: ROSANI SCHARDONG DE OLIVEIRA

ANALISE FILÓSOFO PIAGET

Sr Jean William Fritz Piaget (9 de agosto de 1896 – 16 de setembro de 1980), foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.
Piaget escolheu a criança como foco de seus estudos, pois seu objetivo maior era a busca do entendimento de como o conhecimento é construído; para ele, a construção do conhecimento se dá por meio de dois processos fundamentais de inteligência: a assimilação e a acomodação, que são componentes de todo equilíbrio cognitivo.
Segundo Piaget, quando os indivíduos assimilarem, eles incorporam a nova experiência em um quadro já existente, sem alterar esse quadro. A acomodação é o processo de resignificação de uma representação mental do mundo externo para se adequar às novas experiências.
Para Piaget, a aprendizagem é um processo de desequilibração e re-equilibração de estruturas cognitivas. O processo de aprendizagem consiste em transformar, continuamente, os elementos internos construídos pelo sujeito em sua experiência de vida; do mesmo modo, a construção de um objeto de estudo, que é um processo de construção do conhecimento, não se dá de forma imediata, mas por aproximações sucessivas, de desequilíbrios e re-equilíbrios, de nexos emocionais e racionais. O próprio ato de escrever um projeto de pesquisa deve ser visto como uma oportunidade de operar essas aproximações.
O trabalho por meio de projetos permite que o aluno aprenda fazendo; ele explora, aplica, busca, interpreta informações e tem a oportunidade de recontextualizar àquilo que aprendeu, estabelecer relações significativas entre os conhecimentos, ampliando o seu universo de aprendizagem. O trabalho em grupo permite ao aluno compartilhar suas descobertas, reflexões e questionamentos com seus pares, criam vínculos de companheirismo e de parceria, fortalecendo assim uma nova maneira de aprender coletiva e colaborativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário